Guarda Civil Municipal recebe mais cinco pistolas e uma espingarda

Divulgado em 20/08/2015 - 19:00 por Porto Ferreira Hoje

Na manhã da última sexta-feira (14/08), a prefeita Renata Braga, acompanhada pelo diretor do Departamento de Governo, coronel Roberto Antônio Diniz, e pelo chefe da Divisão de Segurança Pública, Manoel Marcelino, entregou novas armas para utilização pela Guarda Civil Municipal.

A nova aquisição contou com cinco pistolas calibre .380 e uma espingarda cal 12. O material foi comprado com recursos próprios.

Até 2012 a GCM contava com um efetivo de 30 guardas e apenas 14 revólveres, que eram revezados durante os turnos. “Quando havia eventos que usavam todo o efetivo, como Carnaval, Feife, entre outros, somente uma parte do efetivo dispunha de arma de fogo, sem falar que eram armas ultrapassadas. Com a atual Administração Municipal, o número de armas praticamente dobrou, pois no final do ano passado foram adquiridas mais seis pistolas”, revela o comandante da GCM, subtenente Sérgio Cardoso de Moraes.

A espingarda adquirida também poderá ser empregada em distúrbios civis com munições de elastômero (borracha). A GCM conta ainda atualmente com outros equipamentos à disposição, como viaturas, equipamentos de controle de distúrbios civis, tonfas, algemas, gás lacrimogênio e outros.

Para o emprego das novas armas os GCMs passam anualmente por um treinamento na cidade de Pirassununga, previsto na grade curricular da Senasp (Secretaria Nacional Segurança Pública).

Fonte: Assessoria de Comunicação