Dia 29 de maio comemora-se o Dia do Geógrafo e dia 30 o do Geólogo

Divulgado em 28/05/2014 - 06:15 por Porto Ferreira Hoje

O Projeto datas ambientais foi idealizado pela Gestora do Parque Estadual de Porto Ferreira – Sonia Aparecida de Souza, como mais uma estratégia de sensibilização ambiental e atendendo a ENCEA – Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, na perspectiva de levar informações à comunidade.

O projeto tem dedicação especial da bióloga e monitora Andréia Luiza Baggio Rodrigues e colaboração da bióloga e monitora Suélen Rigon.

Confira as datas ambientais do final do mês de maio, sendo que as datas anteriores já foram divulgadas pelo site.

DIA 29 DE MAIO – DIA DO GEÓGRAFO

Histórico

A data foi escolhida devido à criação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), neste dia.

Definição

Do grego "geos" que significa terra e "grafos" que quer dizer escrever surgiu à palavra Geografia, ou seja, o estudo científico da superfície da Terra.
Geógrafo é o profissional cuja área de estudo é a interação entre os diversos sistemas espaciais que podem ser social, econômico, político, geológico, biogeográfico etc. O Geógrafo pode ser bacharel e licenciado, onde o bacharel possui habilitação para trabalhar com estudos ambientais, planejamento regional, mapeamentos e diversas outras atribuições e o licenciado possui habilitação para lecionar geografia.

Importância

Os Geógrafos são historicamente conhecidos como profissionais ou cientistas que elaboram mapas que mais especificamente é a área de estudo chamada de cartografia, um dos temas da geografia, assim como a climatologia e a geomorfologia.

Os geógrafos cuidam do nosso planeta e auxiliam no planejamento urbano, no manejo de recursos naturais, no planejamento da construção de hidrelétricas e pólos industriais, que são fundamentais para a sociedade.

Os estudos de um Geógrafo não são apenas os detalhes físicos do ambiente, mas também seus impactos sobre as pessoas e sobre a natureza, percorrendo a ecologia, o tempo e os climas padrões de cada localização, sem contar a economia e também a cultura. Esses estudos são muitas vezes especialmente centrados nas relações entre estes elementos.

Com o passar do tempo surgiu o geomarketing que tem como objetivo o estudo para alocação e planejamento das redes de serviço e comércio.
O bacharel em geografia é legalmente habilitado e deve possuir registro no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) da unidade da federação onde exerce seu trabalho.

DIA 30 DE MAIO – DIA DO GEÓLOGO

Importância

A Geologia é uma grande área de estudos de ciências naturais; abrange o estudo do planeta Terra, as estruturas e processos relacionados com sua formação e modificação. Fornece evidência primária para tectônica de placas, fornecendo evidências ha história e evolução da vida no planeta e também para o estudo da evolução de climas passados.

O geólogo trabalha com a natureza.

É uma profissão da relação do homem com a natureza e ligada diretamente com mineração. Foi regulamentada no Brasil em 1962, passando a ser fiscalizada pelos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREA.

O geólogo trabalha muito com depósitos minerais, na descoberta e na exploração, no mapeamento e compreensão da distribuição dos tipos rochosos, dos tipos de depósitos a eles associados. Ele atua, também, junto ao meio ambiente.

Da mesma forma que descobre depósitos minerais cuja extração, eventualmente, vai prejudicar o meio ambiente, o geólogo é quem está preparado para propor ações mitigadoras ou corretivas.

Comercialmente, a importância dos geólogos está ligada principalmente à exploração de recursos naturais em mineração e extração de hidrocarbonetos (petróleo e gás). Esta é, aliás, a grande importância histórica dos geólogos: entendimento do planeta para fins de aproveitamento de seus recursos minerais.

Nas últimas décadas, a profissão ganhou notoriedade em sua participação fundamental na exploração e controle de água, prevenção e controle de riscos naturais (terremotos, vulcões, etc.), bem como remediação de problemas ambientais e fornecendo subsídios para o entendimento da questão de mudanças climáticas.