O secretário-geral da ONU, António Guterres, pediu uma investigação independente sobre a morte de palestinos perto de um centro de distribuição de ajuda humanitária em Gaza. Relatos indicam que pelo menos 27 pessoas morreram após tropas israelenses atirarem contra civis que aguardavam auxílio em Rafah. Testemunhas afirmam que foram alvejadas enquanto esperavam por comida.
O Hospital Nasser registrou 24 mortos e 37 feridos, enquanto a Cruz Vermelha recebeu 179 feridos, com 21 mortes. A situação humanitária em Gaza é crítica devido ao bloqueio israelense, que agravou a escassez de alimentos e medicamentos. A ONU classificou a distribuição de ajuda como "inaceitável e desumanizante".
As Forças de Defesa de Israel (IDF) negaram ter atirado contra civis no local de distribuição, mas novos relatos indicam mais mortes em ataques próximos. Israel justifica suas ações como pressão para a libertação de reféns detidos pelo Hamas, mas a crise humanitária e os confrontos continuam intensificando a violência na região.
*Fonte: www.youtube.com – agenciabrasil.ebc.com.br