A Fundação Dom Cabral (FDC), reconhecida como uma das dez melhores escolas de negócios do mundo, segundo o ranking do Financial Times, abre inscrições para o programa Academia do Agro: Estratégia em Ação com Vivências em Campo. Composto por dois módulos, o curso será realizado nos campi de Nova Lima (25 a 29 de agosto) e com vivências práticas em Piracicaba em São Paulo totalizando 80 horas presenciais (6 a 10 de outubro) e 16 horas online. O objetivo é fortalecer a capacidade de decisão e ampliar a visão sistêmica dos profissionais do agronegócio, que hoje atuam em um ambiente cada vez mais dinâmico, tecnológico e conectado às exigências globais. As inscrições para o processo seletivo já estão abertas no site.
Formatado para apoiar produtores rurais, agricultores, pecuaristas e executivos de toda a cadeia de valor do agronegócio, o programa visa ao desenvolvimento em gestão, liderança e inovação aplicadas ao setor, com foco na formação integrada e de alto nível preparando líderes e gestores com excelência, competitividade e responsabilidade no agro do presente e do futuro.
Segundo Daniel Franco Parreiras, gerente do programa, o curso é uma resposta da instituição de ensino à necessidade de qualificação estratégica dos líderes do setor. “A Academia do Agro nasceu há 4 anos, do nosso compromisso com o desenvolvimento de líderes preparados para atuar em um setor cada vez mais estratégico e complexo. Ao combinar vivências em campo, conteúdo de ponta e uma abordagem global, o programa oferece uma formação robusta para quem deseja transformar o agronegócio brasileiro com visão sistêmica, inovação e responsabilidade socioambiental”, afirma.
O primeiro módulo, Cadeias de Alimentação Global e Otimização de Cenários para Múltiplos Usos da Terra, será realizado no Campus Aloysio Faria, em Nova Lima, e aprofunda a análise dos cenários nacionais e internacionais do agronegócio. Com foco em eficiência, sustentabilidade e inovação, abordará as dinâmicas das cadeias de alimentação, as relações estratégicas com a China, modelos de negócios emergentes, governança em empresas familiares e estudos de caso de sucesso no setor.
O segundo módulo, Inovação, Risco, Liderança e ESG no Agro 360º, acontecerá em São Paulo e inclui uma imersão em Piracicaba, um dos principais polos de inovação do agronegócio no Brasil. Além de temas como riscos agrícolas, marketing, liderança e ESG, o módulo oferece visitas técnicas ao ecossistema AgTech de Piracicaba, incluindo hubs, startups, a ESALQTec e o PWC AgriHub, proporcionando uma visão prática e conectada com as tecnologias emergentes do setor.
O programa oferece ainda um módulo complementar, no qual os participantes da Academia do Agro poderão escolher um curso online da FDC na área de Finanças. As opções disponíveis são: Controladoria e Controles Internos, Finanças para Não Financeiros, Finanças Sustentáveis, Valuation, Gestão de Custos e Orçamento e Mercado de Capitais.Além disso, o programa conta com um módulo internacional opcional e à parte que será ofertado em 2026 e oferece uma imersão nas principais tendências globais, inovação e transformação no agronegócio. A experiência abrange toda a cadeia produtiva, e está prevista para agosto de 2026, com inscrições disponíveis.
Serviço: Academia do Agro: Estratégia em Ação com Vivências em Campo
- Módulo I – Cadeias de Alimentação Global e Otimização de Cenários para Múltiplos Usos da Terra: de 25 a 29 de agosto, no campus da FDC de Nova Lima-MG
- Módulo II – Inovação, Risco, Liderança e ESG no Agro 360º: de 6 a 10 de outubro, no campus da FDC de São Paulo-SP
- Inscrições: nesse Link