Melhor guia para os alunos escreverem um artigo de pesquisa

Um artigo de pesquisa bem elaborado apresenta sua análise, interpretação e argumentação sobre um tema com base em pesquisa pessoal. No entanto, escrever um artigo de pesquisa excepcional que traga algo novo não é uma tarefa fácil. Você não pode selecionar fragmentos de informações disponíveis aleatoriamente, misturá-los com suas opiniões, cálculos ou observações e pronto.

O segredo é navegar por toneladas de informações, encontrar algo produtivo, torná-lo a base do seu trabalho e construir argumentos lógicos a partir dele. Como estudante, você precisa criar algo que pareça claro, original e criticamente reflexivo, que possa despertar ideias e atrair rapidamente a atenção dos acadêmicos.

Para que isso seja possível, você precisa tomar decisões informadas em todo o processo, desde a seleção do tema e o desenvolvimento da tese até a coleta de fontes e a análise crítica. Prestar atenção a esses fatores e seguir algumas práticas ajudará você a elaborar um artigo de pesquisa louvável. Este guia apresenta essas práticas eficazes.

Compreendendo a tarefa em profundidade

A primeira coisa que você deve fazer antes de escrever um trabalho de pesquisa é entender a tarefa completamente. Surpreendentemente, muitos alunos ignoram completamente essa etapa e encaram a tarefa e as diretrizes relevantes de forma leviana, o que pode ser um erro grave.

Ler as instruções não só ajuda você a entender o que o supervisor espera de você, como também a se familiarizar com a contagem de palavras necessária, o estilo de citação e os prazos. Além disso, você se familiariza com a natureza da tarefa atribuída, como análise, argumentação, comparação ou exploração.

Selecione um tópico claro para seu artigo de pesquisa

Selecionar um tema claro para o trabalho de pesquisa é a etapa mais crucial, pois define um caminho claro a seguir. Além de ignorar a necessidade de compreender o trabalho, escolher um tema vago pode ser outro erro. Os alunos muitas vezes não prestam atenção suficiente aos seus interesses e objetivos do curso ao selecionar um tema e, como resultado, escolhem um tema muito amplo ou ambíguo.

Outro ponto que eles ignoram ao selecionar um tema é a falta de atenção à disponibilidade de recursos ou à capacidade do tema de contribuir para a construção de um argumento poderoso e lógico. Portanto, é essencial selecionar um tema claro, original e capaz de preencher uma lacuna na literatura existente, para que você possa elaborar argumentos produtivos que gerem ideias.

Comece com uma pesquisa preliminar aprofundada

O próximo passo após escolher um tema claro é realizar uma pesquisa inicial aprofundada para identificar fontes confiáveis e relevantes para o tema e preparar notas bem organizadas para citações precisas. Além disso, você identificará os principais argumentos sobre os temas e as lacunas que precisa preencher com seu artigo de pesquisa. Você também pode aproveitar perguntas de pesquisa criadas por você mesmo para se manter no caminho certo.

Você não pode simplesmente começar a escrever o que lhe vier à cabeça depois de selecionar um tópico. Escrever um artigo de pesquisa exige uma hierarquia adequada; você não pode pensar em pular nenhuma etapa, pois isso pode fazer com que você perca o equilíbrio e não consiga chegar ao topo idealmente.

Crie uma declaração de tese forte

A declaração de tese é o argumento central da pesquisa, pois estabelece a base de todo o seu trabalho. Todo o seu trabalho de pesquisa gira em torno dela, pois apresenta a questão de pesquisa em uma única frase. Portanto, você deve ter muito cuidado ao elaborar sua declaração de tese. Tente mantê-la concisa, específica, discutível, relevante e clara o suficiente para definir os limites do seu trabalho.

Depois de elaborar a declaração de tese, use-a como referência para tomar decisões sobre pesquisa e revisão. Outro aspecto que você deve garantir ao formular uma declaração de tese é sua capacidade de gerar insights. Afirmar um fato simples não ajudará, pois dificultará a construção de um argumento sólido.

Escreva um esboço antes de escrever o artigo

Você deve pensar em definir os limites e o escopo do seu trabalho de pesquisa antes de começar a escrever sobre o tema selecionado. Isso só é possível quando você tem um esboço adequado do seu trabalho de pesquisa pronto. Portanto, reserve um tempo, entenda o tema, revise a declaração da tese e mapeie todas as seções principais.

Você também deve garantir que listou todos os pontos chave, questões ou argumentos que planeja abordar ao definir a estrutura de cada seção. Não interrompa o processo de elaboração do esboço até ver um fluxo lógico, porém progressivo, que faça com que todo o artigo pareça coerente. Isso facilitará o processo de adicionar as evidências, opiniões e argumentos necessários.

Preparar o rascunho inicial

Não se pode criar um trabalho de pesquisa perfeito na primeira tentativa; é quase impossível. Em vez disso, prepare um rascunho inicial e não pense em escrever a introdução e a conclusão primeiro, pois essas seções oferecem uma prévia e uma recapitulação do seu trabalho, por isso é melhor elaborá-las depois. Trabalhe primeiro nas seções principais, pois são as partes mais longas e levarão mais tempo. Seu objetivo ao fazer isso deve ser garantir clareza, e não perfeição, pois você terá bastante tempo para refinar a escrita.

Portanto, mantenha a consistência e concentre-se em reunir todas as ideias que deseja apresentar em seu trabalho de pesquisa. Concentre-se em escrever parágrafos que comecem com palavras de transição e frases-tópico. Isso não só ajudará a garantir um fluxo lógico, como também guiará os leitores e ancorará seus pontos perfeitamente. Depois de concluir o corpo do texto, faça uma pausa e depois volte para escrever a introdução e a conclusão.

Revise e edite cuidadosamente

Depois de elaborar o rascunho inicial, é hora de refiná-lo. No entanto, reserve um tempo antes de começar a revisar seu trabalho. Após uma pausa, revise todo o texto com uma nova perspectiva, mantendo uma pergunta simples em mente: “Cada seção é relevante para a declaração de tese?”. Se a resposta for sim, é hora de identificar as deficiências para que você possa corrigi-las.

Pode incluir erros gramaticais, problemas de linguagem, falhas de transição e conexões estruturais incorretas. Identifique esses problemas e resolva-os. Você também pode usar um recurso avançado e confiável para garantir que tudo pareça claro, coerente e impecável. Além disso, enfatize o uso da voz ativa em vez da passiva para erradicar qualquer possível ambiguidade.

Garantir a originalidade e a citação adequada

Independentemente de quanto esforço você tenha investido no processo de manter seu trabalho original, as chances de plágio acidental devido a escrita influenciada e citações imprecisas ainda existem.

Portanto, garantir a citação correta e evitar o plágio deve ser seu principal objetivo ao revisar e editar seu trabalho. Leia todo o artigo e certifique-se de ter escolhido o estilo de citação apropriado para as referências às fontes de pesquisa.

Use o Paraphraser.io detector de plagio online para confirmar a originalidade do seu trabalho e também verificar se há citações ausentes no texto. Revise atentamente o relatório gerado pelo verificador de plágio e certifique-se de que seu conteúdo esteja livre de duplicações acidentais. Se encontrar alguma ocorrência, compare a fonte exibida com o seu texto e modifique-o para garantir que o conteúdo esteja livre de plágio. Certifique-se de ter usado o estilo recomendado de forma consistente em todo o artigo para citações no texto, a fim de evitar constrangimentos.

Retoque a versão final para garantir a perfeição

Você deve garantir que a versão final esteja perfeita em todos os aspectos antes de enviá-la. Portanto, analise-a com um olhar crítico e procure as menores falhas para que possa corrigi-las antecipadamente.

Comece lendo seu artigo para analisá-lo em busca de clareza e coerência lógica. Além disso, inspecione a formatação, a numeração de páginas e os cabeçalhos para garantir que estejam perfeitos.

Revise toda a bibliografia ou lista de referências para garantir que esteja completa e precisa. Se o seu artigo incluir resultados quantitativos, é recomendável revisar as figuras ou tabelas que fazem parte do seu trabalho várias vezes e usar uma ferramenta de visualização de dados apropriada para garantir a precisão antes do envio.

Conclusão

Elaborar um artigo de pesquisa de qualidade na era digital moderna tornou-se muito mais complicado. A enorme quantidade de informações e a pressão dos prazos estão entre os fatores que tornam o processo mais difícil e estressante para os estudantes modernos. No entanto, seguir algumas práticas pode ajudar estudantes e acadêmicos a elaborar um artigo de pesquisa excepcional, capaz de inovar e gerar ideias.

Portanto, inclua essas diretrizes na elaboração do seu trabalho de pesquisa para evitar o estresse, aproveitar o processo e receber os elogios que você merece pelo esforço investido. Desejamos-lhe boa sorte!

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