A medida americana e as declarações do senador Flávio Bolsonaro intensificam o debate sobre as relações internacionais do Brasil e o cenário político interno.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) sugeriu ontem, sexta-feira (25/07), que a candidatura do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2026 seria a chave para resolver a atual crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos.
A declaração ocorre após o anúncio, por parte dos EUA, de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.
“Eu já falei isso algumas vezes, a solução do problema está aqui no Brasil, se a gente fizer o nosso dever de casa acaba a sanção no mesmo dia, se a gente fizer as eleições com Jair Bolsonaro nas urnas não vai ter mais essa qualificação da maior democracia do mundo nos tratar como se fossemos Venezuela”, afirmou Flávio Bolsonaro em entrevista à CNN.

A sobretaxa foi anunciada diretamente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em uma carta enviada ao presidente brasileiro. No documento, Trump também criticou o julgamento de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), classificando-o como uma “vergonha internacional”.
Flávio Bolsonaro expressou insatisfação com a tarifa imposta, mas direcionou suas críticas ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Não estou feliz com essa tarifa de 50%, não quero que ela passe para 100%, mas o que eu estou vendo é o Lula fazendo forças para que isso aconteça”, complementou o senador. A medida americana e as declarações do senador Flávio Bolsonaro intensificam o debate sobre as relações internacionais do Brasil e o cenário político interno.
Fonte: CNN Brasil