Alckmin cancela agendas em São Paulo para reunião com Lula e equipe ministerial em Brasília
O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, cancelou compromissos que teria em São Paulo nesta segunda-feira (11) para participar de uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Brasília. O encontro, previsto para as 17h, terá como pauta os ajustes finais do plano de contingência para mitigar os efeitos das tarifas impostas pelos Estados Unidos a produtos brasileiros.
A expectativa é que o pacote seja anunciado até terça-feira (12), seis dias após a entrada em vigor das novas taxas. O plano, elaborado pela equipe econômica do governo, prevê medidas de curto, médio e longo prazo, adaptadas a diferentes setores e perfis de empresas. Entre as ações previstas estão linhas de crédito específicas e a ampliação das compras governamentais, para absorver parte da produção que perderá espaço no mercado norte-americano.
Segundo estimativas oficiais, as tarifas de 50% impactarão cerca de um terço das empresas exportadoras para os EUA. Embora itens como suco de laranja, celulose e aeronaves da Embraer tenham sido isentos, produtos relevantes como café e carne seguem na lista de tarifados.
Fonte: cnnbrasil