Filhote de Píton Albina, espécie que pode chegar a 6 metros, foi resgatado pela Polícia Ambiental; caso é investigado como tráfico de animais
Funcionários dos Correios em Indaiatuba (SP) encontraram, nesta quarta-feira (20), um filhote de Píton Albina dentro de uma caixa de papelão enviada por encomenda. O animal, de cerca de 40 centímetros, foi identificado após passar pelo setor de raio-X da unidade.
A Polícia Militar Ambiental foi acionada e resgatou o réptil, que estava enrolado em uma embalagem plástica. Segundo o veterinário Diogo Siqueira, que auxiliou na ocorrência, a espécie é de origem asiática, não pertence à fauna brasileira e pode atingir até 6 metros de comprimento.
“Era um recipiente pequeno, típico de casos de tráfico de répteis pelos Correios. Eles são colocados em embalagens reduzidas para não se mexerem e não chamarem atenção”, explicou o especialista. O filhote tem entre dois e quatro meses de vida.
A cobra foi levada para uma clínica em Campinas, onde passará por exames de raio-X e ultrassom antes de receber os cuidados necessários. O destino do animal será definido pela Justiça.
O caso foi registrado como tráfico de animais, e os dados do remetente e do destinatário da encomenda foram encaminhados à Polícia Civil. A Polícia Ambiental reforçou que criar, transportar ou comercializar animais silvestres e exóticos sem autorização configura crime ambiental, sujeito a penalidades administrativas e criminais.
Fonte: G1