Produtos sem inspeção, validade e selo de segurança estavam à venda em cinco estabelecimentos; mercadoria foi inutilizada
A Vigilância Sanitária de Ribeirão Preto (SP) apreendeu cerca de 270 quilos de queijo artesanal na manhã e início da tarde desta segunda-feira (25) durante uma ação de fiscalização no Mercadão Central. Os produtos estavam sendo vendidos em cinco estabelecimentos e apresentavam irregularidades graves, como ausência de identificação, inspeção sanitária, data de validade e selo de regularidade.
Entre os itens recolhidos estavam queijos meia cura, muçarela palito e manteiga de garrafa. Todo o material apreendido foi inutilizado e encaminhado ao aterro sanitário.
Segundo a coordenadora da Vigilância Sanitária, Josimara Lourenço, o objetivo da ação foi vistoriar alimentos de origem animal que não tinham comprovação de inspeção higiênico-sanitária, obrigatória pelo Ministério da Agricultura (MAPA), inspeções estaduais ou municipais.
“O risco de consumir esse tipo de alimento é alto, porque não se sabe como foi produzido. Pode conter inúmeros microrganismos patogênicos que causam doenças imediatas ou a longo prazo. Em casos mais graves, podem provocar até infertilidade, dependendo do agente presente no queijo. É uma questão de saúde pública”, alertou Josimara.
Os produtos também estavam sem rotulagem do Sisbi-POA (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal) ou do Selo Arte, que garante a produção artesanal dentro das normas de segurança alimentar.
De acordo com a Vigilância, a fiscalização é de rotina e foi direcionada a comércios que estavam há mais tempo sem receber visitas dos fiscais.
Fonte: G1