Declaração ocorre após saída do Brasil da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto; publicação trouxe montagem que associa presidente a Ali Khamenei
O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, fez duras críticas ao presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira (26), em publicação feita em português na rede social X (antigo Twitter). Katz chamou Lula de “antissemita declarado e apoiador do Hamas”, relacionando a fala à decisão do Brasil de deixar a IHRA (Aliança Internacional para a Memória do Holocausto) no final de julho.
Segundo o ministro, a medida teria colocado o Brasil ao lado de regimes hostis a Israel.
“Agora ele revelou sua verdadeira face como antissemita declarado e apoiador do Hamas ao retirar o Brasil da IHRA o (organismo internacional criado para combater o antissemitismo e o ódio contra Israel) colocando o país ao lado de regimes como o Irã, que nega abertamente o Holocausto e ameaça destruir o Estado de Israel”, escreveu Katz.
Na publicação, o ministro também fez referência ao líder supremo do Irã, Ali Khamenei, e divulgou uma imagem gerada por inteligência artificial em que Lula aparece representado como um fantoche controlado por Khamenei.
A declaração marca mais um episódio de tensão diplomática entre Brasil e Israel, que já vinham trocando críticas desde o início da guerra contra o Hamas, em outubro de 2023. Até o momento, o governo brasileiro não se manifestou oficialmente sobre a acusação.
Fonte: CNN Brasil