Influenciadores são investigados por exploração sexual, trabalho infantil e tráfico humano após denúncias nas redes sociais
Os influenciadores Hytalo Santos e Israel Vicente, conhecido como Euro, terão de deixar São Paulo para cumprir prisão preventiva em João Pessoa, na Paraíba. A decisão foi tomada pela Justiça paraibana e prevê a transferência aérea da dupla, que poderá ser feita pela Força Aérea Brasileira (FAB) ou em voo comercial. A operação ainda não tem data definida e está sendo articulada pelas autoridades dos dois estados.
Presos desde 15 de agosto, os dois foram localizados em Carapicuíba (SP), onde estavam escondidos após deixarem uma mansão em Cajazeiras (PB). Desde então, permaneciam no CDP 1 de Pinheiros, na capital paulista. O destino agora será a Penitenciária Desembargador Flóscolo da Nóbrega, em João Pessoa.
O caso ganhou repercussão nacional depois que o youtuber Felca publicou um vídeo denunciando o casal por adultizar e expor crianças e adolescentes em conteúdos nas redes sociais. As acusações levaram à prisão preventiva e reforçaram investigações do Ministério Público da Paraíba (MP-PB) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), que já apuravam suspeitas de exploração sexual de menores, trabalho infantil e tráfico humano.
A Justiça também determinou a suspensão das contas de Hytalo, Euro e dos menores envolvidos, que somavam milhões de seguidores. Os pedidos da defesa para que eles respondessem em liberdade ou fossem transferidos para a penitenciária de Tremembé (SP), considerada mais segura, foram negados pelo STJ, pelo TJ-SP e pela Justiça da Paraíba.
Segundo a acusação, os dois planejavam fugir do país após a denúncia viralizar. Já a defesa afirma que os influenciadores são inocentes e que as acusações são “infundadas”.
Fonte: R7.com