Decisão teve 18 votos favoráveis e se baseou em investigação do Gaeco sobre suposto desvio de R$ 814,9 mil; defesa promete recorrer à Justiça
A Câmara Municipal de Rio Claro (SP) cassou, na tarde de segunda-feira (8), o mandato do vereador Dalberto Christofoletti (PSD). A decisão contou com 18 votos favoráveis e acatou o relatório da comissão processante que apontou quebra de decoro parlamentar.
O pedido de cassação foi fundamentado no fato de o parlamentar ser réu em um processo que investiga supostas irregularidades durante sua gestão como secretário de Cultura, entre 2021 e 2024. A acusação também aponta que ele teria mantido influência na pasta mesmo após assumir o cargo de vereador.
Christofoletti foi preso em maio deste ano durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que apura um suposto desvio de R$ 814,9 mil, mas acabou solto em junho.
A defesa do ex-vereador afirmou que vai ingressar com um mandado de segurança na Justiça para anular a sessão, alegando que ele foi impedido de se manifestar e exercer seu direito de defesa.
Fonte: g1