Golpistas usam e-mails, links e áudios falsos para roubar dados e causar prejuízos que já chegam a R$ 150 milhões
O Japão registrou um aumento alarmante de golpes digitais no primeiro semestre deste ano, com mais de 1 milhão de ocorrências. O número representa um salto gigantesco em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados cerca de 74 mil casos. As fraudes causaram um prejuízo total equivalente a 150 milhões de reais em transferências bancárias ilegais.
As táticas dos criminosos são variadas e sofisticadas. Os golpistas usam e-mails, links e áudios falsos que imitam bancos e empresas conhecidas para roubar senhas e dados pessoais dos usuários. Houve também um crescimento nos golpes que envolvem a venda de ações e outros produtos financeiros.
Além dos ataques a indivíduos, o setor corporativo também foi duramente atingido. Mais de 100 empresas foram vítimas de ataques de ransomware, uma modalidade de crime em que os dados de servidores são sequestrados e os criminosos exigem um resgate para devolvê-los. A onda de ataques reforça a necessidade de medidas de segurança mais robustas tanto para a população quanto para as empresas.
Fonte: RecordNews