Investimento do Governo de SP visa fortalecer o trabalho das Polícias Civil e Militar e impulsionar a queda nos índices de criminalidade.
A segurança pública no interior de São Paulo ganhou um reforço significativo com a chegada de 72 novas viaturas à região de Ribeirão Preto. Com um investimento de R$ 10,9 milhões do governo paulista, os veículos foram distribuídos entre 58 municípios das áreas de Araraquara, Franca, Barretos, Ribeirão Preto, São Carlos e Sertãozinho, fortalecendo a atuação das Polícias Civil e Militar.
Do total de viaturas, 66 são destinadas à Polícia Militar, sendo utilizadas para radiopatrulhamento e reforço da Força Tática. Já a Polícia Civil recebeu 6 veículos, que contribuirão para as investigações e o trabalho de polícia judiciária.
O anúncio foi feito pelo secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, durante um evento que marcou a troca de comando do Comando de Policiamento do Interior (CPI) 3. O coronel Rodrigo Quintino assumiu o posto, que antes era ocupado pelo coronel Paulo Henrique Beltrami.
Queda Histórica na Criminalidade
A chegada das novas viaturas se soma a um cenário positivo na região, que tem apresentado uma queda histórica nos índices de criminalidade. O CPI-3, responsável por 93 municípios e uma população de 3,8 milhões de habitantes, registrou o menor número de roubos dos últimos 25 anos no período entre janeiro e julho deste ano, com uma redução de 30% em comparação com o mesmo período de 2024.
Além da diminuição dos roubos, houve um aumento no número de prisões. Nos primeiros sete meses do ano, foram realizadas 13,3 mil detenções, o que representa o terceiro maior número desde 2001. A cidade de Ribeirão Preto se destacou, liderando o ranking de prisões de foragidos da Justiça no interior do estado.
Portal SSP – Wellington Nascimento