Encontro em Oklahoma reunirá lideranças municipais dos dois países; café, calçados, aeronaves e frutas estão entre os produtos mais afetados
Uma comitiva de prefeitos brasileiros embarca esta semana para os Estados Unidos com a missão de debater os prejuízos provocados pelas tarifas de exportação impostas pelo presidente Donald Trump. O grupo participará de um evento em Oklahoma City, entre os dias 25 e 27 de setembro, ao lado de representantes da United States Conference of Mayors (USCM), a Conferência de Prefeitos dos Estados Unidos.
A iniciativa é liderada pela Frente Nacional de Prefeitos e Prefeitas (FNP) e busca elaborar um documento conjunto a ser entregue aos governos brasileiro e norte-americano, cobrando soluções para reduzir os impactos do chamado “tarifaço”.
“Queremos que os governos retomem o diálogo e discutam soluções para os problemas causados. No Brasil, sentimos a queda nas exportações; nos EUA, há menos produtos disponíveis e mais caros para os consumidores”, explicou Alexandre Ferreira, prefeito de Franca (SP), que integra a comitiva.
Além dele, também participam da missão Anderson Farias, prefeito de São José dos Campos (SP), e Andrei Gonçalves, prefeito de Juazeiro (BA).
Entre os produtos mais atingidos pelas tarifas estão café, calçados, aeronaves e frutas. Ferreira destacou que os impactos já são visíveis: “Recentemente foi publicado que a dose de café nas cafeterias dos EUA subiu 21%, e o calçado, que custava em média US$ 32, agora chega ao consumidor por US$ 47.”
A expectativa da FNP é que o diálogo direto entre prefeitos brasileiros e norte-americanos fortaleça a pressão política para uma revisão das medidas tarifárias, consideradas prejudiciais para produtores e consumidores de ambos os países.
Fonte: g1







