Deputado sugeriu separar o país com base em preferências eleitorais, classificando a ideia como forma de evitar “tendência à ditadura”.
O deputado federal bolsonarista Paulo Bilynskyj (PL-SP) defendeu, na semana passada a divisão do Brasil em dois países distintos. A proposta foi feita durante sua participação no podcast Redcast, apresentado por Junior Masters.
O parlamentar sugeriu a criação de um “Brasil do Norte”, composto pelas regiões Norte e Nordeste, e um “Brasil do Sul”, formado pelos estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul. “Vamos dividir o Brasil? A gente recorta Norte e Nordeste, passa a ser Brasil do Norte. E todos os estados do Centro-Oeste, Sudeste e Sul passam a ser Brasil do Sul”, propôs Bilynskyj.
A afirmação surgiu no contexto de um debate sobre a representatividade no Senado. Ao ouvir a proposta, o entrevistador Junior Masters reagiu imediatamente, classificando-a como “separatismo”. O deputado, no entanto, não viu problemas na ideia, justificando-a com base no cenário político eleitoral recente.
“Eles [Norte] votam no Lula, nós [Sul] votamos no Bolsonaro, pronto, acabou. Sabia que, historicamente, quanto maior a extensão territorial, maior a tendência a ditadura? Quanto menor o país, mais democrático ele é”, completou o parlamentar, associando o tamanho do território nacional a supostos riscos autoritários.
A declaração do deputado deve reacender o debate sobre movimentos separatistas no país e a profundidade das divisões políticas na sociedade brasileira.
Fonte: Bacci Notícias –







