Farmacêutica Ana Helena Ulbrich e o irmão criaram ferramenta que reduz erros em prescrições médicas; iniciativa é sem fins lucrativos e já beneficia hospitais públicos
No início deste mês, a revista americana Time divulgou sua primeira lista das cem pessoas mais influentes no mundo da inteligência artificial (IA). Entre nomes de peso como Elon Musk, Sam Altman, Mark Zuckerberg e Jensen Huang, a publicação destacou também a farmacêutica brasileira Ana Helena Ulbrich, de Capão da Canoa (RS).
Ulbrich e seu irmão, o cientista de dados Henrique Dias, desenvolveram uma ferramenta de IA voltada à área da saúde, com o objetivo de reduzir erros em prescrições médicas; um problema recorrente no sistema público. O diferencial, no entanto, é que a tecnologia é oferecida gratuitamente ao SUS, por meio do instituto sem fins lucrativos NoHarm, fundado pelos irmãos.
“Nós nunca quisemos ser milionários. Não tínhamos essa necessidade ou essa vontade”, afirmou Ulbrich em entrevista à BBC News Brasil. Enquanto grandes players da indústria da IA transformam o setor em um dos mais lucrativos do mundo, a iniciativa gaúcha opera com apenas 20 profissionais dentro da incubadora Tecnopuc Startup, em Porto Alegre.
Para manter o projeto, a NoHarm cobra uma taxa simbólica de hospitais privados, garantindo a sustentabilidade do modelo e o acesso gratuito às instituições públicas. A inclusão de Ulbrich na lista da Time reforça que o impacto da inteligência artificial vai além dos negócios bilionários e pode ser, também, uma ferramenta para salvar vidas.
Fonte: bbc