Barbara Marques foi detida durante entrevista de imigração em Los Angeles por uma ordem de deportação antiga, da qual diz não ter sido notificada.
A cineasta brasileira Barbara Marques, de 38 anos, foi presa no dia 16 de setembro em Los Angeles durante uma entrevista para solicitar o green card, após se casar com o americano Tucker May. Ela foi surpreendida por uma ordem de deportação emitida em 2019, por não comparecer a uma audiência de imigração fato que, segundo seu advogado, ela desconhecia por não ter sido notificada após mudar de endereço.
Barbara vive nos EUA desde 2018, quando entrou com visto de turista e pediu extensão. Ela não tem antecedentes criminais e, de acordo com o advogado, o procedimento padrão seria interromper o processo e permitir a regularização, sem prisão.
O caso acontece em meio ao endurecimento das políticas imigratórias sob Donald Trump, e organizações como a ACLU acusam o governo de violações de direitos legais de imigrantes. O Itamaraty acompanha a situação e oferece assistência consular à brasileira.
Fonte: bbc