As bebidas apreendidas passarão por exames laboratoriais realizados pela Polícia Científica para confirmar ou descartar a falsificação.
Uma operação da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar, Polícia Científica e Vigilância Sanitária, foi deflagrada na tarde desta quinta-feira (2) em Jaboticabal, interior de São Paulo, com foco no combate à comercialização de bebidas alcoólicas adulteradas. A ação ocorreu em uma adega e mini-mercado localizados no bairro COHAB IV.
De acordo com o delegado responsável pela investigação, Dr. Igor Dorsa, a operação foi motivada por denúncias recebidas e pelo aumento recente de casos no Estado envolvendo o consumo de bebidas falsificadas, alguns deles com desfecho trágico.
Durante a fiscalização, dezenas de garrafas de uísque foram apreendidas. Segundo os agentes, muitas não apresentavam a coloração típica da bebida e levantaram suspeitas quanto à autenticidade. Também foram encontrados frascos vazios e líquidos que podem ter sido utilizados na adulteração.
O proprietário do estabelecimento afirmou possuir notas fiscais de todos os produtos comercializados. A documentação foi recolhida e será analisada pela Polícia Civil. Já as bebidas apreendidas passarão por exames laboratoriais realizados pela Polícia Científica para confirmar ou descartar a falsificação.
“Constatamos que algumas garrafas não apresentavam o padrão costumeiro das bebidas alcoólicas. Agora o material será periciado e toda a documentação será avaliada para adoção das medidas cabíveis”, afirmou o delegado Dorsa em entrevista à Rádio Jovem Pan.
A Vigilância Sanitária também participa das investigações para averiguar se o local seguia as normas de higiene e segurança alimentar. Caso seja confirmada a fraude, o comerciante poderá ser responsabilizado criminalmente, já que a prática representa risco direto à saúde pública.
A operação segue em andamento e novos desdobramentos não estão descartados.
Fonte: Ribeirão 24h


