Investigação revela que 96% dos 177 mil aposentados e pensionistas negaram autorização para desconto de mensalidade; entre as irregularidades estão falsificação de assinaturas e criação retroativa de documentos
A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou “fortes indícios” de falsificação de assinaturas de filiação ao Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi). A entidade, que tem José Ferreira da Silva, o Frei Chico, irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como vice-presidente, é alvo de investigação por descontos indevidos em benefícios do INSS.
O principal indício da fraude, segundo a CGU, é a falta de reconhecimento em massa dos descontos. Documentos obtidos pelo Metrópoles mostram que 96,2% dos 184.196 beneficiários relacionados ao Sindnapi negaram ter autorizado o desconto em folha. Esse percentual corresponde a 177.259 aposentados e pensionistas.
A Controladoria apontou ainda o envio de “termos de adesão inidôneos” ao INSS e à Dataprev, bem como a falta de validação biométrica, o que impôs barreiras à investigação. “A ausência desses elementos compromete a validade da assinatura, pois impede a verificação da identidade do suposto signatário e da integridade do documento assinado”, destacou o órgão.
A investigação também constatou a criação retroativa de documentos. Em um dos casos, o registro da data de autorização do desconto ocorreu em maio de 2023, mas os metadados do arquivo indicam que ele foi criado apenas em junho de 2024, após um pedido do INSS.
Parte das assinaturas eletrônicas foi classificada como inválida devido à falta de elementos técnicos, como endereço IP ou geolocalização, necessários para autenticar sua origem. A CGU também identificou adesões irregulares de crianças e adolescentes, prática proibida, salvo por decisão judicial.
A CGU ressaltou que, apesar do alto percentual de descontos não reconhecidos, o sindicato contestou apenas uma minoria das negativas feitas pelos segurados no Meu INSS e pela Central 135. Para o órgão, isso “importa em reconhecimento tácito da irregularidade de todos os casos de ausência de contesta
Fonte: Metropoles