Plataforma foi disponibilizada a partir desta sexta (10) e visa apoiar estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio em novembro; ferramenta oferece materiais de reforço e assistente virtual.
O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta sexta-feira (10) o aplicativo “MEC Enem – o Simuladão do Enem,” uma nova ferramenta digital para auxiliar na preparação dos estudantes que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025.
A principal funcionalidade do aplicativo é a oferta de simulados com questões alternativas separadas por áreas do conhecimento, além de disponibilizar materiais de reforço, como vídeos e apostilas, e uma assistente virtual para tirar dúvidas.
Um dos grandes destaques do “MEC Enem” é a seção “Redação do MEC Enem.” Nela, os estudantes terão acesso a temas simulados baseados em edições anteriores do exame.
Para utilizar o recurso, o candidato deve escrever a redação manualmente, como no dia da prova real, e fotografar o texto. A plataforma fará a transcrição automática e, em seguida, a inteligência artificial do aplicativo avaliará o texto. De acordo com o MEC, o estudante receberá uma devolutiva com sugestões de melhorias e uma pontuação estimada, em um processo de correção que pode levar até 60 segundos.
O aplicativo também possibilita o envio de mensagens diretas aos usuários, estabelecendo um canal de comunicação direto.
O “MEC Enem” já está disponível para download nas principais lojas de aplicativos, como Apple Store e Google Play, e também pode ser acessado via navegador. Para realizar o cadastro, os estudantes precisam utilizar o login do gov.br.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas em dois domingos consecutivos: 9 e 16 de novembro.
- Primeiro dia (9 de novembro): Os candidatos terão 5 horas e 30 minutos para responder às questões de Ciências Humanas (Filosofia, Geografia, História, Sociologia) e Linguagens (Português, Inglês ou Espanhol, Literatura, Artes, Educação Física, Tecnologias da Informação e Comunicação), além de realizar a Redação.
- Segundo dia (16 de novembro): Serão 5 horas para as questões de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química).
Fonte: Estadão