Veículo de 123 metros transporta equipamento para indústria em Goiás e segue viagem em ritmo lento; previsão é que comboio deixe o Sul de Minas até o dia 20 de outubro.
Uma carreta com 123 metros de comprimento e carregando uma carga de 850 toneladas provocou um congestionamento de 14 quilômetros na Rodovia Fernão Dias, na tarde desta segunda-feira (13), após sofrer uma pane mecânica na altura do município de Camanducaia, no Sul de Minas. O veículo seguia no sentido Belo Horizonte quando precisou interromper o trajeto.
A carreta transporta um sistema de moagem destinado à fábrica da Votorantim Cimentos, em Edealina (GO), e saiu de Arujá (SP) em direção ao destino. Devido às dimensões gigantescas 7,3 metros de largura, 44 eixos e 264 pneus, o transporte ocorre em ritmo controlado, com velocidade máxima de 30 km/h, e apenas durante o dia.
Com a pane, a concessionária Arteris Fernão Dias precisou realizar um desvio de tráfego no local e recomendou rotas alternativas aos motoristas. O comboio ocupa vias laterais em praças de pedágio, especialmente preparadas para cargas com dimensões excedentes. A expectativa é que a carreta deixe o Sul de Minas até o dia 20 de outubro, chegando ao município de Perdões (MG), antes de seguir rumo a Goiás.
Segundo o coordenador de operações da Arteris, Artur Batista, o trajeto é feito em trechos diários curtos, com paradas programadas. “Devido à baixa velocidade, estamos realizando o transporte em etapas. Hoje, por exemplo, o percurso vai de Extrema até Estiva”, informou.
A operação conta com escolta e autorização especial do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da AET (Autorização Especial de Trânsito). Por exceder os limites permitidos de altura, largura e comprimento, o transporte é restrito ao período diurno.
A presença da carreta gigante nas estradas tem chamado a atenção de motoristas, mas especialistas pedem cautela. “O trânsito fica mais lento, então é importante manter distância segura, respeitar a sinalização e evitar distrações. Muitos condutores se impressionam com o tamanho da carreta e desviam o olhar da pista, o que aumenta o risco de acidentes”, alertou o instrutor do Sest/Senat, Ricardo Aurélio Duarte Pena.
A viagem segue sob monitoramento da Polícia Rodoviária Federal e da concessionária até a chegada da carga ao destino final, prevista para a segunda quinzena de dezembro. A extensão da carreta equivale à altura de um prédio de 30 andares deitado ou quase quatro vezes o tamanho do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
Fonte: g1