Encontro entre líderes durou quase uma hora na Malásia e foi considerado positivo, apesar de divergências comerciais
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, desejou feliz aniversário ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que completa 80 anos nesta segunda-feira (27), chamando-o de “muito vigoroso”. Trump afirmou ainda que teve uma “boa reunião” com o brasileiro durante encontro na Malásia, no domingo (26), que durou cerca de uma hora.
Falando com jornalistas a bordo do Air Force One, a caminho do Japão, o presidente americano disse que não sabia se algum acordo sairia do encontro. “Não sei se algo vai acontecer, mas veremos”, afirmou.
O encontro ocorreu durante a 47ª cúpula da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático) e foi planejado por semanas pelos governos dos dois países, após um breve contato entre os líderes durante a Assembleia Geral da ONU, em setembro, em Nova York.
O diálogo acontece em meio a tensões comerciais, já que os Estados Unidos aplicaram tarifas de 50% sobre produtos brasileiros em retaliação a decisões envolvendo o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lula criticou essas medidas, classificando-as como “incorretas”, mas demonstrou disposição para discutir questões bilaterais e colaborar com os Estados Unidos na crise da Venezuela.
“É extremamente importante levar em conta a experiência do Brasil como o maior país da América do Sul, economicamente relevante e com vizinhos em quase toda a região”, afirmou Lula durante o encontro.
Fonte: cnnbrasil.com.br







