Fenômeno climático se forma entre sexta e sábado e pode causar tempestades, queda de temperatura e transtornos em várias regiões
Um forte ciclone extratropical deve se formar no Sul do Brasil entre esta sexta-feira (07/10) e o sábado (08/10), trazendo ventos intensos, tempestades e possíveis prejuízos para diversos estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. De acordo com a meteorologista Josélia Pegorim, da Climatempo, o sistema poderá provocar rajadas de vento que podem alcançar até 100 km/h, especialmente nas áreas litorâneas e serranas.
A especialista explica que o fenômeno começa a se organizar a partir da tarde desta quinta-feira (6), quando uma área de baixa pressão atmosférica sobre a Argentina e o Paraguai começa a ganhar força. À medida que o sistema avança, ele se intensifica e se consolida entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Com a chegada do ciclone, a frente fria associada a ele deve provocar queda acentuada de temperatura e condições de tempo severo, com risco de alagamentos, queda de árvores e interrupções no fornecimento de energia. A Climatempo orienta que moradores das regiões afetadas acompanhem as atualizações meteorológicas e evitem atividades ao ar livre durante os períodos de ventania.
Fonte: canalrural.com.br







