Exercício coordenado pela 2ª Divisão de Exército aprimorou o adestramento das tropas em ações ofensivas e defensivas, com o uso integrado de viaturas e aeronaves.
O 37º Batalhão de Infantaria Mecanizado (37º BI Mec) integrou as atividades de encerramento da Operação Agulhas Negras (OPAN) 2025, realizada sob coordenação da 2ª Divisão de Exército. A etapa final da operação contou com a execução de um contra-ataque conduzido pelo 13º Regimento de Cavalaria Mecanizado (13º RC Mec).
O principal objetivo do exercício foi o adestramento do 13º RC Mec em ações ofensivas, buscando o aperfeiçoamento da coordenação e da eficiência das tropas em ambiente operacional.
Para o 37º BI Mec, a participação na operação representou uma oportunidade de aprimorar técnicas de defesa, manutenção de áreas conquistadas, emprego de comunicações táticas, comando de pequenas frações, coordenação de tiro e liderança em diferentes níveis de comando.
A atividade envolveu o uso de diversos meios de apoio, incluindo viaturas e aeronaves do Exército Brasileiro, evidenciando o elevado poder de fogo e a eficiência do emprego conjunto dos recursos disponíveis.
Fonte: OLATV CANAL 10 – Ocultural













