Mario Botion, diretor de Convênios do escritório regional de Campinas da Secretaria de Governo, teve mandados de busca e apreensão em sua residência e em uma de suas empresas, localizadas em Limeira
Ontem, quarta-feira (12/11), Polícia Federal (PF) fez uma operação para desmantelar esquema de corrupção em prefeituras do interior de SP. O principala alvo da operação atingiu Mario Botion, diretor de Convênios do escritório regional de Campinas da Secretaria de Governo, comandada por Gilberto Kassab (PSD), presidente nacional de seu partido.
Botion, que foi prefeito de Limeira (SP) entre 2017 e 2024 pelo PSD, Ele havia sido nomeado em 31 de julho deste ano e tinha a responsabilidade de intermediar a liberação de repasses financeiros entre a governo do estado de SP e municípios da região.
Agentes federais cumpriram mandados de busca e apreensão na casa de Botion e em uma de suas empresas, localizadas em Limeira.
A operação, batizada de “Coffee Break”, foi realizada em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU) e investiga fraudes em licitações destinadas ao desvio de verbas da área da Educação em diversas prefeituras.
A ligação de um diretor estratégico da Secretaria de Governo, responsável por convênios e repasses, com este esquema levanta sérias questões sobre a transparência e a fiscalização dos acordos entre o estado e os municípios.
O caso coloca pressão sobre Secretário Gilberto Kassab, que tem em seu partido um dos principais alvos da investigação.
Corrupção e baixas – A Secretaria de Governo, comandada por Gilberto Kassab (PSD) informou que Mario Botion pediu demissão. A demissão de Botion é a segunda baixa entre integrantes da mesma função na equipe do presidente do PSD, que tem usado ex-prefeitos para expandir o poder de seu partido no interior de SP, nem sempre dentro da moralidade e da tranparência que função pública exige.
No mês passado, Kassab havia nomeado para a regional do Vale do Ribeira o ex-prefeito de Ilha Comprida, Décio Ventura. O ex-mandatário com histórico de problemas com a Justiça e orgão de controles da União e do Estado de SP.
Fonte: Folha de S. Paulo







