Operação Compliance Zero cumpre 7 mandados de prisão e 25 de busca contra grupo acusado de emitir títulos de crédito falsos no Sistema Financeiro Nacional
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (18) a Operação Compliance Zero, uma ação de grande porte que resultou na prisão de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, e de outros integrantes do mercado financeiro acusados de envolvimento em um esquema de emissão de títulos de crédito falsos. A operação, que abrange cinco estados e o Distrito Federal, cumpriu sete mandados de prisão (cinco preventivas e duas temporárias) e 25 mandados de busca e apreensão.
As investigações, iniciadas em 2024 a partir de uma requisição do Ministério Público Federal, apuram a criação de carteiras de crédito fictícias por instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional. Segundo a PF, os investigados responderão por crimes de gestão fraudulenta, gestão temerária e participação em organização criminosa, entre outros.
A prisão de Vorcaro ocorre em um momento emblemático: na véspera, havia sido anunciada a venda do Banco Master para a holding financeira Fictor em uma operação que superava R$ 3 bilhões. A operação da PF mobilizou agentes no Distrito Federal, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Minas Gerais, com o objetivo de desarticular uma rede suspeita de burlar mecanismos de controle do sistema financeiro por meio de títulos sem lastro.
Fonte: CBN Globo







