Dez tripulantes de Santa Catarina são presos em operação internacional no Oceano Atlântico.
Duas embarcações pesqueiras de bandeira brasileira que partiram do litoral de Santa Catarina foram interceptadas com um total de 7 toneladas de cocaína em águas internacionais, próximas à Ilha da Madeira, no sudoeste da costa portuguesa.
A apreensão, considerada recorde, ocorreu entre os dias 17 e 20 de novembro, em uma operação internacional de combate ao tráfico transnacional de drogas, realizada pela Marinha Portuguesa. A ação resultou na prisão de dez tripulantes, todos de nacionalidade brasileira, pelas autoridades de Portugal.
O sucesso da operação se deu a partir do compartilhamento de informações estratégicas entre a Polícia Federal do Brasil e autoridades estrangeiras, o que permitiu a localização das embarcações em pleno Oceano Atlântico. Os barcos transportavam a substância ilícita de forma dissimulada, tendo como origem o litoral catarinense.
A operação contou com a cooperação de autoridades brasileiras, portuguesas, norte-americanas e organismos internacionais. O esforço conjunto impediu que a grande carga de cocaína chegasse à costa europeia. Os procedimentos legais relacionados à apreensão e aos presos serão conduzidos em Portugal. A Polícia Federal brasileira acompanha de perto as investigações, reforçando o compromisso no enfrentamento às organizações criminosas transnacionais que atuam no tráfico internacional.
Fonte: oestemais.com









