Após a prisão de Bolsonaro e generais, o presidente exalta a força da Justiça e a maturidade democrática do país.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta quarta-feira (26) que o Brasil demonstrou uma lição de democracia para o mundo com o encerramento do julgamento e a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de militares, condenados pelo envolvimento na trama golpista.
As declarações de Lula ocorreram durante um evento no Palácio do Planalto para a sanção da medida que isenta o Imposto de Renda (IR) para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil.
Na terça-feira (25), o Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o processo com o trânsito em julgado das condenações, dando início à execução das penas. Paralelamente, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão definitiva dos sentenciados, rejeitando recursos considerados protelatórios.
“Ontem, esse país deu um passo importante, deu uma lição de democracia ao mundo. Sem nenhum alarde, a Justiça brasileira mostrou a sua força, não se amedrontou com as ameaças de fora, e fez um julgamento primoroso, onde não tem uma acusação de oposição, é tudo acusação de dentro da quadrilha que tentou dar um golpe nesse país”, afirmou o presidente.
Lula ressaltou o ineditismo das prisões: “Pela primeira vez em 500 anos na história desse país, você tem alguém preso por tentativa de golpe, você tem um ex-presidente da República e você tem quatro generais de quatro estrelas presos numa demonstração de que democracia vale para todos”.
O petista enfatizou que a sua satisfação não reside nas prisões em si, mas no fato de o Brasil ter “demonstrado que está maduro para exercer a democracia na sua mais alta plenitude”. Esta foi a primeira manifestação pública do presidente Lula sobre o assunto após a conclusão definitiva do processo judicial.
Fonte: g1.globo.com







