Decisão também atinge produto capilar e mobiliza empresas a retirar itens do mercado
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária determinou na manhã desta quinta-feira, 27 de novembro, o recolhimento de diversos lotes de sabão líquido da marca Ypê após a identificação de contaminação por uma bactéria capaz de causar infecções em usuários. A medida também suspende a comercialização, distribuição e uso dos produtos afetados.
Segundo a Química Amparo, fabricante da linha Ypê, análises internas revelaram a presença da bactéria Pseudomonas aeruginosa, micro-organismo que se desenvolve em ambientes úmidos e pode provocar infecções de pele, urinárias e respiratórias, além de representar risco adicional para pessoas com imunidade comprometida.
A determinação da agência inclui três linhas de lava-roupas. No caso do Ypê Express, estão envolvidos os lotes 170011, 220011, 228011, 203011, 181011, 169011, 205011 e 176011. O Tixan Ypê tem os lotes 254031 e 193021 afetados. Já o Ypê Power Act deverá recolher os lotes 190021, 223021 e 228031.
Além dos produtos de limpeza, a Anvisa ordenou o recolhimento do lote do produto capilar Smart Hair Micro – Smart GR, fabricado pela Klug Indústria Química e de Cosméticos Ltda. A agência informou que a regularização desse item ocorreu de forma inadequada, o que motivou a inclusão na medida.
Em comunicado oficial, a Química Amparo esclareceu que a ação da Anvisa está alinhada com as análises realizadas pela própria empresa e que o recolhimento de 14 lotes específicos é uma medida preventiva. A companhia ressaltou que, considerando o modo habitual de uso dos lava-roupas, que envolve diluição em água e pouco contato direto com a pele, o risco ao consumidor é considerado baixo pela autoridade sanitária. A empresa afirmou ainda que já havia comunicado ao mercado a necessidade do recolhimento e divulgado informações em seus canais oficiais.
Fonte: cnnbrasil.com







