Entre 8 e 9 de dezembro Ciclone pode causar alagamentos, granizo e queda de temperatura; rajadas chegam a 120 km/h em algumas regiões
Um ciclone extratropical em formação entre segunda-feira (8) e terça-feira (9) deve provocar mudanças no tempo em grande parte do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, deixando milhões de pessoas em alerta para tempestades, ventania intensa e ondas fortes.
Segundo a Climatempo, o sistema deve apresentar pressão atmosférica abaixo de 1.000 hPa, condição que aumenta o risco de tempestades severas e rajadas superiores a 100 km/h.
A partir de quarta-feira (10), com o ciclone totalmente formado e se deslocando para o alto-mar na altura do litoral gaúcho, ventos entre 90 km/h e 120 km/h podem atingir o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, especialmente nas regiões serranas e litorâneas.
Embora o centro do ciclone não passe pelo Sudeste, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul também devem sentir os efeitos do sistema, com aumento da ventania e possibilidade de chuva forte.
Fonte: g1.globo.com







