Operação Tredo cumpre mandados contra agentes e líderes da facção; investigações apontam vazamento de dados sobre drones e treinamentos
A Polícia Federal prendeu nesta segunda-feira dois policiais militares lotados no Batalhão de Operações Especiais. Entre eles está o 2º sargento Rodolfo Henrique da Rosa, investigado por fornecer ao Comando Vermelho informações sigilosas sobre ações de segurança pública.
A ofensiva, batizada de Operação Tredo, cumpriu 11 mandados de prisão e 6 de busca e apreensão autorizados pela 3ª Vara Especializada em Organização Criminosa do Rio de Janeiro. As ações tiveram apoio do próprio Bope e da Corregedoria da Polícia Militar. Além dos policiais detidos, a operação mira lideranças da facção criminosa, entre elas Carlos da Costa Neves, conhecido como Gardenal, e Edgar Alves de Andrade, o Doca.
As apurações começaram após o compartilhamento ilegal de dados relacionados ao uso de drones e a treinamentos realizados por integrantes do Comando Vermelho. Segundo a PF, os envolvidos deverão responder por crimes como participação em organização criminosa armada, corrupção, homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e violação de sigilo funcional.
Fonte: Reinaldo Gottino







