Rio Grande do Sul deve registrar queda de temperatura, enquanto calor ainda persiste em áreas de Santa Catarina e do Paraná
Uma mudança no tempo está prevista para atingir a região Sul do Brasil a partir desta segunda-feira (15). De acordo com alerta divulgado pelo Climatempo neste domingo (14), a atuação de uma frente fria associada a áreas de instabilidade deve provocar chuvas intensas e temporais nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná ao longo da semana.
O estado que inspira maior atenção é o Rio Grande do Sul. A previsão indica aumento significativo da nebulosidade, com pancadas de chuva fortes e risco de temporais, principalmente nas regiões oeste e no interior. Nesses locais, os volumes de chuva podem ser elevados, aumentando o potencial para transtornos.
Na metade sul do território gaúcho, além da chuva, as temperaturas tendem a cair com a chegada do sistema frontal. Já em Santa Catarina e no Paraná, o cenário climático apresenta contrastes. Enquanto áreas do oeste catarinense e do norte e oeste paranaense têm alta probabilidade de pancadas de chuva, o leste desses estados deve registrar precipitações mais fracas.
Mesmo com a instabilidade prevista, o calor ainda predomina em parte de Santa Catarina e do Paraná, especialmente antes da passagem da frente fria. A recomendação é de atenção às atualizações da previsão do tempo, devido ao risco de eventos climáticos mais severos nos próximos dias.
Fonte: cnnbrasil.com







