A parceria viabilizará ações como doutorados com dupla titulação, estágios doutorais, pós-doutorados, mobilidade de docentes e discentes
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) deu um passo decisivo para a internacionalização de seu Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. No último dia 17 de dezembro, a Universidade assinou o termo de adesão à versão atualizada do acordo de cooperação internacional do Colégio Doutoral Tordesilhas de Enfermagem (CDTE), rede que reúne 17 instituições de ensino superior do Brasil, Portugal e Espanha.
O acordo estabelece as diretrizes para uma atuação cooperativa e multicultural, com o objetivo de promover o progresso e a difusão do conhecimento científico na área.
Entre as principais metas do CDTE estão a ampliação da internacionalização dos programas de doutorado, o estímulo à interação entre pesquisadores e o fortalecimento da produção técnico-científica e cultural.
A parceria viabilizará ações como doutorados em cotutela (dupla titulação), estágios doutorais, pós-doutorados, mobilidade de docentes e discentes, além da organização conjunta de eventos acadêmicos presenciais e virtuais.
Além da UFSCar, participam do Colégio Doutoral instituições brasileiras como USP, UFMG, UFPR, UFPE, UnB, UNIRIO, UFF e UFG, e universidades espanholas (Oviedo, Valladolid, Granada, Castilla-La Mancha e León) e portuguesas (Aveiro, Lisboa e Minho).
A adesão reforça a política de internacionalização da UFSCar, alinhada às diretrizes da Capes, e amplia a presença da Universidade no cenário global de educação e pesquisa. Além da Enfermagem, a Instituição já integra outros Colégios Doutorais Tordesilhas nas áreas de Engenharia de Materiais e Psicologia da Educação.
Fonte: São Carlos Agora







