Navio com mais de 300 mil barris segue para o golfo norte-americano em meio a crise política e sanções
Um navio cargueiro fretado pela Chevron deixou a Venezuela nesta terça-feira transportando mais de 300 mil barris de petróleo com destino aos Estados Unidos. A operação marca a retomada das exportações após quatro dias de paralisação provocados pela crise política no país e pela prisão de Nicolás Maduro, ocorrida no sábado.
A embarcação segue para a costa do golfo dos Estados Unidos, segundo empresas de monitoramento marítimo. Atualmente, a Chevron é a única companhia autorizada por Washington a exportar petróleo venezuelano, apesar do embargo imposto ao país antes mesmo da prisão de Maduro.
A saída do navio ocorre enquanto 16 petroleiros sancionados pelos EUA desapareceram dos radares após deixarem águas venezuelanas usando nomes falsos e dados de localização fraudados. As exportações para outros países seguem bloqueadas.
O secretário de Estado Marco Rubio afirmou que o petróleo venezuelano permanecerá em “quarentena” até que a situação política seja resolvida. Já o ex-presidente Donald Trump declarou que empresas americanas devem ampliar sua atuação no setor energético da Venezuela diante da escassez global de petróleo pesado.
Fonte: noticias.uol.com.br







