Mais casos de dengue foram confirmados em Porto Ferreira na última semana. Ao todo, a cidade contabiliza 14 casos. Os pacientes são dos bairros Jardim Aníbal, Lagoa Serena e Jardim Primavera.
Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Fabíola Corrêa Poiatti, desde 2006 esse é o ano com mais casos confirmados. “No ano passado tivemos somente 3 casos”, diz ela.
Para evitar que o problema se agrave, a Vigilância faz visitas nas residências e nebulizações nos bairros que têm casos positivos. Mas os agentes vêm encontrando dificuldades: “muita gente se recusa a nos receber, não atende a porta, também encontramos várias casas fechadas”, conta.
Sem a ajuda dos moradores, o trabalho de conscientização da vigilância fica comprometido. “Nós pedimos o apoio da população para não deixar água parada, lavar o bebedouro dos animais com uma escova, ficar atento à bandeja da geladeira onde a água acumula e cobrir pneus e garrafas”, explica a enfermeira.
E a recomendação vale para todos, mesmo nos bairros ainda sem infectados. “As pessoas acham que nunca vai acontecer com elas”, comenta Fabíola.