A Vigilância Epidemiológica começou hoje a vacinação contra o vírus H1N1 em Porto Ferreira.
De acordo com a enfermeira Fabíola Corrêa Poiatti, as primeiras doses serão administradas até o dia 19 de março nos trabalhadores da saúde, pois “são aqueles que irão lidar com pacientes suspeitos”, explica.
A partir do dia 22 de março até 21 de maio, as vacinas serão liberadas para as grávidas em qualquer fase da gestação.
Crianças de 6 meses até 1 ano e 11 meses e pacientes com doenças crônicas, como asma grave, HIV, diabetes, dentre outras, receberão a dose de 22 de março até 2 de abril.
De 5 a 23 de abril será a vez de adultos entre 20 e 29 anos serem vacinados. E a partir do dia 24 de abril, pessoas acima dos 60 anos.
A distribuição das doses será feita nos postos de saúde, exceto no caso dos trabalhadores da saúde, que serão visitados pelos agentes nos hospitais. A meta, segundo a enfermeira, é atingir 80% da população em cada segmento. Para que isso aconteça, Fabíola conta qual será a estratégia: “Nós vamos montar postos com a vacina em festas, bailes, bancos, e fazer abordagens”.
No ano passado, Porto Ferreira teve 5 casos da gripe suína, causada pelo vírus H1N1. Desses, 2 eram adultos e 3 crianças. Neste ano nenhum caso suspeito foi registrado pela Vigilância. Nem por isso a preocupação com a gripe deve diminuir, principalmente com a chegada do inverno, época em que a incidência é maior. “As pessoas devem continuar atentas aos cuidados de saúde, lavar as mãos, usar álcool gel”, alerta Fabíola.