Dengue é assunto sério. Diante deste problema de saúde pública, alguns funcionários do Departamento de Controle de Vetores elaboraram um projeto de combate ao mosquito transmissor da doença voltado para alunos de 1ª à 4ª série do ensino fundamental e também para a educação infantil
Falar de dengue nas escolas não é novidade pra ninguém, mas a forma encontrada pela equipe ferreirense mistura informação e entretenimento. O projeto “Dengue nunca mais”, que já está na sua quarta edição, utiliza o teatro de fantoches para conscientizar as crianças de maneira divertida.
Segundo Jicele Oliveira de Almeida, idealizadora do projeto, o teatro ensina o assunto de maneira agradável e motiva os pequenos a ensinar os pais em casa. “Eles cobram da família a limpeza dos quintais”, diz Jicele. As crianças passam a exercer uma fiscalização informal sobre os pais e vizinhos para que eliminem os focos de reprodução do mosquito.
O texto, o cenário e os bonecos que tanto agradam os alunos ferreirenses já ultrapassaram os limites da cidade. O projeto foi selecionado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o teatro, editado em vídeo, já foi exibido na TV Cultura, na TV Futura e em outros canais fechados.
O projeto, que funciona em parceria com o Departamento de educação, será realizado ao longo de todo o ano letivo seguindo um cronograma para que todos os alunos da rede municipal sejam atendidos.
Foto: Divulgação