Contrato para empréstimos consignados foi encerrado em novembro de 2025, após decisão do Banco Central em meio a investigações sobre fraudes
A Polícia Militar de São Paulo informou que encerrou o acordo mantido com o Banco Master para a oferta de empréstimos consignados a servidores da corporação. A interrupção do contrato ocorreu em novembro de 2025, logo após o Banco Central decretar a liquidação extrajudicial da instituição financeira, no contexto de investigações sobre supostas práticas de fraude bancária.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, a decisão teve efeito imediato e seguiu os desdobramentos administrativos adotados após a medida do Banco Central. A pasta ressaltou que a atuação da Polícia Militar se limita à formalização de convênios com instituições financeiras habilitadas e à operacionalização dos descontos em folha referentes aos contratos firmados pelos servidores.
A SSP também destacou que os policiais têm liberdade para escolher a instituição financeira com a qual desejam contratar empréstimos consignados, desde que ela atenda aos requisitos legais e técnicos exigidos. Atualmente, segundo a secretaria, 111 instituições de crédito estão habilitadas para operar esse tipo de serviço no âmbito da administração estadual.
O sistema de consignações em folha de pagamento no estado de São Paulo é regulamentado há mais de uma década por decreto estadual, que garante ao servidor público a livre escolha do banco ou financeira para a contratação de empréstimos com desconto direto no salário.
Fonte: Metrópoles







