Declaração foi feita durante evento do Minha Casa, Minha Vida no Rio Grande do Sul
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta terça-feira (20) a postura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao afirmar que o republicano tenta “governar o mundo pelo Twitter”. A declaração ocorreu durante a entrega de unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no município de Rio Grande, no litoral do Rio Grande do Sul.
Segundo Lula, a forma como Trump se comunica diariamente nas redes sociais influencia o debate global e demonstra falta de diálogo direto com as pessoas. O presidente brasileiro questionou se é possível conduzir a política sem respeito e proximidade com a população, destacando que governar exige tratar cidadãos como seres humanos, e não como objetos.
O Twitter, citado por Lula, é o antigo nome da rede social X, adquirida pelo empresário Elon Musk. A visita ao evento marcou a primeira passagem do presidente pelo estado gaúcho em 2026.
Durante o discurso, Lula também fez um apelo aos apoiadores para que atuem de forma ativa no cenário eleitoral. Ele afirmou que a sociedade precisa escolher entre um país marcado pela desinformação e pelas fake news ou uma nação baseada na verdade e no respeito às pessoas, independentemente de idade ou gênero. Para o presidente, o desafio do momento é resgatar valores humanistas na política e na convivência social.
Fonte: pleno.news







