A tuberculose é uma doença grave que, apesar de parecer antiga, ainda não foi erradicada. Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano 85 mil novos casos são notificados no país e cerca de seis mil pessoas morrem vitimizadas pela doença.
Para conscientizar sobre a forma de contágio, prevenção e tratamento dessa enfermidade, a Vigilância Epidemiológica de Porto Ferreira tem distribuido folhetos e orientações para a população, já que na cidade já existem casos confirmados.
Conforme as informações do Ministério da Saúde, a doença transmitida pelo ar é caudada pelo Bacilo de Koch e atinge vários órgãos, principalmente os pulmões. A pessoa infectada apresenta tosse crônica por mais de três semanas, suor noturno excessivo, febre, perda de peso e apetite e ,na forma mais grave, muco com sangue e pus. O paciente morre se não receber tratamento a tempo.
De acordo com a enfermeira Fabíola Corrêa Poiatti, quem apresentar os sintomas deve procurar imediatamente a unidade básica de saúde mais próxima e passar por uma consulta médica. O tratamento é gratuito e, embora seja demorado, precisa ser cumprido à risca pelo paciente a fim de garantir uma boa recuperação e impedir o contágio da doença.
Foto: Divulgação do Ministério da Saúde