Para quem não conhece, a equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza cavalos. Ela atua na área da saúde, da educação e da equitação sendo de natureza biopsicossocial. O tratamento recomendado para pessoas com necessidades especiais é oferecido pela Associação de Pais e Amigos do Excepcional(APAE) ferreirense desde de 2001.
A fisioterapeuta que ajudou a implantar o projeto na cidade explica os benefícios que a atividade oferece para quem a pratica. De acordo com Cristiane Santana, a auto-estima é a primeira característica a melhorar no paciente.
Cristiane afirma que o paciente, principalmente o cadeirante, está habituado a olhar para cima para conversar com as outras pessoas, pelo fato de estar sempre sentado. Quando monta, a perspectiva muda. “Quando ele vai pra cima do cavalo, ele á mais alto que todo mundo”, diz a fisioterapeuta.
O tratamento é eficaz pois o movimento do cavalo ao andar reproduz os movimentos pélvicos humanos. “Quando o paciente monta, ele tem a impressão de estar andando com as próprias pernas”, diz Cristiane. Além disso, os movimentos estimulam o tônus muscular e a produção de hormônios como endorfina, que refletem também no humor do indivíduo.
A equoterapia é uma alternativa usada, inclusive, para substituir as sessões de fisioterapia em locais fechados e a relação afetiva que o paciente estabelece com o cavalo é bastante positiva. E para a fisioterapeuta, o melhor de tudo é que ele se sente feliz.
O projeto atende 36 alunos e o tratamento é acessível a qualquer pessoa com necessidades especiais, que frequenta ou não a APAE.
Fotos: Divulgação