Além da liderança local, o oficial atuará como subcomandante da 3ª Companhia em Porto Ferreira, priorizando a valorização da tropa e a segurança comunitária.
O 1º Tenente da Polícia Militar Gustavo Freire Perroni assumiu oficialmente o comando do 1º Pelotão da 3ª Companhia do 38º Batalhão de Polícia Militar do Interior, com sede em Descalvado. Além da nova função, o Oficial também será responsável e exercerá a função de Subcomandante da 3ª Companhia do 38º BPM/I com sede na cidade de Porto Ferreira.
Com 31 anos, casado e pai de um filho, o Tenente Perroni construiu sua trajetória na Polícia Militar após vivenciar a rotina de trabalho como motoboy em São Carlos. Aos 18 anos, ao servir o Exército Brasileiro por meio do Tiro de Guerra, passou a se identificar com a doutrina militar, o que o motivou a ingressar na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Aprovado no concurso para Soldado em 2015, atuou na graduação por quatro anos. Em 2019, ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, formando-se Aspirante a Oficial em 2022.
Desde 2023 no 38º BPM/I, o oficial destaca a satisfação de atuar na região. Para ele, trabalhar em cidades atendidas pelo batalhão representa a realização de um sonho e um compromisso com a segurança pública. “Estar em Descalvado e poder cuidar de perto das demandas relacionadas à segurança pública é um privilégio”, ressaltou.
Entre os valores que norteiam seu trabalho, o Tenente Perroni destaca a lealdade e a camaradagem como pilares fundamentais. Segundo ele, um ambiente de trabalho saudável e acolhedor é essencial para que os policiais militares desempenhem suas funções da melhor maneira possível, refletindo diretamente na qualidade do serviço prestado à população.
À frente do comando, o Oficial afirma que sua gestão será baseada no respeito, valorização do policial militar e lealdade mútua, entendendo que o fortalecimento da tropa resulta em benefícios diretos para a sociedade. Ele também reforça a importância da proximidade entre a Polícia Militar e a população, destacando que a colaboração da comunidade é essencial para o combate à criminalidade.
O Tenente Perroni enfatiza que a população pode contribuir por meio de denúncias, participação em programas como a Vizinhança Solidária e no diálogo constante com a Polícia Militar. “As portas do pelotão estarão sempre abertas para atender o cidadão, dentro daquilo que for possível”, afirmou.
Como comandante do 1º Pelotão, o Oficial garante dedicação total às demandas de segurança pública e reforça seu compromisso em aumentar a sensação de segurança em Descalvado. “Nosso objetivo é estreitar os laços entre sociedade e Polícia Militar, trabalhando de forma conjunta para oferecer uma pronta resposta no combate ao crime e garantir que o cidadão se sinta seguro dentro e fora de sua residência”, concluiu.
Fonte: 3ª CIA do 38º BPM/I – SP







