A Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor, com sede em São Paulo, (Procon-SP) decidiu multar a Telefônica, empresa líder de reclamações na instituição, em mais de 2 milhões de reais.
A assessoria de imprensa do Procon-SP afirma que os motivos das sanções foram:
– oferecer e fornecer ao consumidor serviços sem solicitação prévia, bem como efetuar a cobrança pela prestação dos referidos serviços;
– publicidade enganosa e não entrega do contrato (falta de informação sobre o serviço contratado).
O Procon de Porto Ferreira informou que até a última quinta, 18, existiam 757 reclamações contra a empresa de telefonia na cidade. Desde o início do ano, as principais causas que levaram os consumidores a procurar a intituição foram:
– linhas mudas;
– cruzamento de linhas;
– linhas trocadas;
– speedy sem sinal;
– linhas que efetuam ligação , mas não recebem.
Dentre os consumidores lesados estão: hospital, convênios médicos, consultórios médicos e odontológicos, associação comercial e empresas. Até mesmo a linha usada pelo Procon apresentou problemas, pois as ligações feitas para o órgão caíam em um telefone público.
O Procon de Porto Ferreira informou que a Telefônica prometeu solucionar os problemas até a próxima semana.