Trinta novos casos de dengue foram registrados pela Vigilância Epidemiológica de Porto Ferreira entre os dias 7 e 14 de abril, subindo o número de ocorrências este ano para 115. Outras 80 suspeitas aguardam confirmação.
A Prefeitura de Porto Ferreira, por meio da Vigilância Epidemiológica e do Departamento Municipal de Saúde, continua a realizar uma série de ações de combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue.
O Departamento contratou 30 pessoas para realizar nebulização nos diversos bairros de Porto Ferreira onde há casos positivos da doença, juntando-se a funcionários de outros setores que estão permanentemente trabalhando no controle de criadouros.
O Exército de Pirassununga disponibilizou um sargento, um cabo e dez soldados para ajuda nas atividades de bloqueio e controle de criadouros.
A Vigilância Epidemiológica continua ainda a fazer o trabalho de conscientização, com a colocação de faixas em vários pontos da cidade, a realização de palestras para os pais de alunos da rede municipal e teatro com fantoches para as crianças das escolas da cidade. Este projeto foi iniciado em 22 de fevereiro e está programado para funcionar até o dia 14 de maio.
É uma tarefa árdua, mas o combate à dengue não depende apenas das autoridades municipais e colaboradores ou de uma parcela da população. Não é mais um problema para o setor público. É necessário que todos participem do combate ao mosquito e seus criadouros. Se cada cidadão cuidar de sua casa, terreno, indústria ou comércio, não deixando que a água se acumule para servir de criadouro para o mosquito, muitas pessoas não estariam doentes e correndo risco de morte. Ninguém sabe quem poderá ficar doente amanhã.
Fonte: Prefeitura Municipal







