Presidente defende veto ao PL da Dosimetria e diz que decisão cabe ao Congresso
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (6) que Jair Bolsonaro deve continuar preso e criticou qualquer tentativa imediata de anistia. Em entrevista à TV Aratu, da Bahia, Lula comparou o ex-presidente a um “cachorro louco” e disse que, se solto, poderia voltar a ameaçar a democracia.
Lula voltou a defender o veto integral ao Projeto de Lei da Dosimetria, aprovado pelo Congresso, que reduzia penas de condenados por tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro foi condenado a 27 anos e três meses de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e está detido em Brasília.
Segundo o presidente, liberar Bolsonaro após a condenação desmoralizaria a Suprema Corte. Ele afirmou que fez sua parte ao vetar o projeto e disse que agora a análise é “problema do Congresso”. Lula admitiu que, no futuro, uma anistia pode ocorrer, mas ressaltou que não é o momento.
O presidente também defendeu a PEC da Segurança Pública, prometeu a criação do Ministério da Segurança Pública caso a proposta avance e destacou investigações que atingem líderes do crime organizado e agentes do mercado financeiro, inclusive suspeitos que vivem fora do Brasil.
Fonte: otempo.com.br







