O Departamento Municipal de Saúde em Porto Ferreira tem um serviço especializado para a saúde da mulher, o qual faz o atendimento de aproximadamente 50 pacientes ao dia. Com atendimentos básicos e outros complementos, as mulheres têm a possibilidade de tratamento de saúde de qualidade pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
O Governo Municipal implantou em 2006, no antigo CSII, localizado à rua Nelson Pereira Lopes, 520, o Centro de Atendimento Médico, o qual abriga unidades de Vacinação, Pediatria e Saúde da Mulher.
Com recursos federais, está em fase conclusiva o novo prédio para o Centro Municipal de Epidemiologia, que concentra atendimentos a portadores de Doenças Sexualmente Transmitidas/Aids. Com isto, oferecerá também atendimento diferenciado, sendo que após esta etapa uma nova transferência de local ocorrerá. As unidades de Vacinação e Pediatria darão lugar exclusivamente à Unidade de Saúde da Mulher.
Paula Burian Moretto, enfermeira responsável pela unidade, informa que os atendimentos consistem em atendimentos básicos, cauterização, pré-natal, métodos contraceptivos – que completa o Programa de Planejamento Familiar – acompanhados pelos médicos Anísio Gazeta, Edmar Aparecido Campos e José Carlos Batista.
Campanhas de conscientização são realizadas frequentemente visando à saúde preventiva. Recentemente a unidade desenvolveu a campanha do papanicolau, quando 120 mulheres fizeram inscrições, das quais 67 compareceram para os exames. De posse dos resultados, as pacientes são encaminhadas para acompanhamento e tratamento se necessário. O serviço de saúde do município ainda dispõe de outras unidades gabaritadas para atendimento à mulher, como as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de bairros periféricos (Paschoal Salzano, Porto Belo, Jardim Anésia, Cristo Redentor e Independência).
Outra novidade para a saúde da mulher implantada no município é a Unidade Móvel, que proporciona mais conforto e tranquilidade, uma vez que o veículo é equipado com aparelhos necessários para atendimentos básicos e se desloca até a periferia. Prevenção de câncer de mama, principalmente, também é desenvolvida neste modelo atendimento.
Na área de Promoção Social, outros serviços voltados à saúde da mulher também são disponibilizados, como o Clube de Gestantes. Este trabalho oferece às gestantes carentes cadastradas no serviço social, além de aprendizado básico no cuidado com os bebês, noções de saúde preventiva à futura mamãe, por meio de palestras proferidas por profissionais da área. O projeto atende quatro turmas ao ano, sendo em média 20 gestantes a cada 2 meses. Ainda na área social, o Núcleo de Atendimento à Mulher Vitimizada encaminha mulheres vítimas de agressão, para vários segmentos incluindo tratamento psicológico.
Fonte: Assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal