Relator no STF devolve celulares à corporação, autoriza extração de dados e reduz nível de sigilo
A Polícia Federal vai reforçar a equipe de peritos responsável pela análise das provas apreendidas na Operação Compliance Zero, que apura suspeitas envolvendo o Banco Master. A medida foi determinada pelo ministro André Mendonça, novo relator do caso no Supremo Tribunal Federal.
Mendonça devolveu à corporação quase 100 aparelhos eletrônicos recolhidos na investigação e autorizou a extração e análise dos dados. Os dispositivos serão distribuídos entre peritos do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília, para dar mais agilidade aos trabalhos. Parte dos especialistas inicialmente designados deve permanecer na coordenação da força-tarefa.
O ministro também determinou que, após as perícias, os equipamentos fiquem sob custódia da Polícia Federal e restringiu o acesso às informações às autoridades diretamente envolvidas. Além disso, reduziu o nível de sigilo do processo de IV para III.
A mudança ocorre após a saída do ministro Dias Toffoli da relatoria, depois de a PF identificar menções a seu nome em material apreendido. Com a nova condução, a investigação entra em fase de análise técnica ampliada das provas digitais.
Fonte: agendadopoder.com.br







