O Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo) é uma avaliação externa realizada desde 1996 pela Secretaria da Educação. Ele tem a finalidade de fornecer informações consistentes, periódicas e comparáveis sobre a situação da escolaridade na rede pública de ensino paulista. O objetivo é propor melhorias para a educação. As disciplinas cobradas variam de uma série para outra, mas as questões de matemática e língua portuguesa costumam ter mais importância no conteúdo geral.
A avaliação é voltada a estudantes do 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, com objetivo de aferir o domínio das competências e habilidades básicas em língua portuguesa e matemática, previstas para o término de cada série/ano.
A avaliação é o componente mais relevante do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), utilizado apenas na rede estadual. Ele é calculado por meio de uma fórmula que combina os resultados do Saresp com os dados do fluxo escolar: taxas de aprovação, repetência e evasão escolares, variando numa escala de zero a dez.
Assim, o Portoferreirahoje solicitou à diretora do departamento da educação, Maria Cecília Rossi, que disponibilizasse as notas dos alunos da rede pública e municipal, mas o pedido foi negado. Segundo a diretora, o Portoferreirahoje deve protocolar o pedido na Prefeitura Municipal e esperar que ele seja aprovado ou negado pelo prefeito Maurício Rasi. Se tudo tiver que passar pelas mãos do prefeito, para que serve o cargo de diretora da educação? Ou será que na verdade o resultado não deve ser divulgado?