Prefeitura de Araraquara confirmou o primeiro caso de mpox em 2026 no município. Estado de São Paulo soma 51 registros da doença e não há mortes confirmadas até o momento
A Prefeitura de Araraquara confirmou o primeiro caso de mpox em 2026 no município. A informação foi divulgada após a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo anunciar, na terça-feira (24), a atualização dos dados no estado, que já contabiliza 51 casos da doença sem registro de óbitos.
Segundo o painel de monitoramento Central/CIEVS do Estado, o paciente de Araraquara é um homem com idade entre 25 e 27 anos. O diagnóstico foi confirmado por exame laboratorial realizado pelo Instituto Adolfo Lutz, com resultado encaminhado às autoridades municipais na manhã de quarta-feira (25).
Em entrevista à EPTV, a médica infectologista Estela Catelani, do Serviço Especial de Saúde de Araraquara, informou que o paciente apresenta quadro estável e permanece em isolamento domiciliar, sob acompanhamento das equipes de saúde. Ele apresentou lesões cutâneas na região genital, tronco, membros superiores e boca.
De acordo com a especialista, até o momento este é o único caso confirmado na cidade. O paciente teve contato com pessoas de fora do município, o que pode ter contribuído para a infecção.
Em nota oficial, a administração municipal reforçou que todas as medidas de controle e monitoramento previstas nos protocolos sanitários já foram adotadas, incluindo rastreamento de contatos e orientações preventivas.
Fonte: g1.globo.com







